A Área de Concentração Biodiversidade baseia-se na busca de informações e construção de conhecimento acerca do tema na região semiárida.
Dentro da complexidade e amplitude temática, os estudos envolvem uma rede de comunicações entre profissionais de multiáreas de conhecimento que caracteriza sua condição multidisciplinar. Tais trabalhos interativos/coletivos em torno do tema e áreas de estudo em comum acabam por aprimorar a eficácia e a disseminação de informação e, na geração de conhecimento científico. Por outro lado, implica na transformação da postura cidadã e na qualidade da saúde ambiental.
Desta forma, a área determinada – Biodiversidade – envolve estudos sobre a diversidade molecular, genética, passando pela biodiversidade ecológica. Nesta última, possibilita uma gama de estudos na área da natureza, econômica, política, direito e sociocultural.
Linha de Pesquisa 1: Diversidade Biológica, Taxonomia e Sistemática
A linha de pesquisaDiversidade Biológica, Taxonomia e Sistemática destina-se ao estudo da taxonomia e sistemática da fauna e flora do Semiárido Baiano, em ambientes naturais e/ou urbanizados, envolve a filogenia, a organização estrutural de populações e/ou comunidades, etologia, biogeografia histórica e ecológica dos grupos: (a) Botânica: Fanerógamas e Criptógamas, Palinomorfos: grãos de pólen, esporos e estruturas com parede ácido-resistente, (b) Zoologia: Anfíbios, Mastofauna, Insetos, Aves, Fungos e Plâncton.
Linha de Pesquisa 2: Diversidade Sustentável, Gestão e Saúde A linha de pesquisa 2 posiciona o ser humano como peça fundamental na sustentabilidade da biodiversidade, envolvendo estudos em educação, gestão e direito ambiental; diversidade biológica de determinados agentes endêmicos e epidêmicos implicando em questões da saúde populacional humana, História e cultura das populações, impactos ambientais e planejamento de modelos sustentáveis.